Pecuária

Brasil participa de organização de países da América do Sul contra Influenza Aviária

16/03/2017

O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, participará nesta quinta-feira (16), em Montevidéu (Uruguai) de um encontro com representantes de entidades e empresas dos setores avícolas da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Peru, para tratar da intensificação da prevenção à Influenza Aviária.

Acompanhado pelo diretor de relações institucionais da associação, Ariel Antônio Mendes, Turra apresentará a estratégia adotado pela iniciativa privada e pelo poder público brasileiro para preservar o status brasileiro e evitar a ocorrência de enfermidade no território nacional.

Na ocasião, os representantes da ABPA detalharão o trabalho do Grupo Estratégico de Prevenção de Influenza Aviária (GEPIA), um comitê formado por executivos das agroindústrias e membros da diretoria da entidade, com o objetivo de estabelecer de forma ágil e incisiva iniciativas de prevenção e de emergência contra a enfermidade.

De acordo com Turra, o objetivo é usar como base a experiência brasileira para organizar uma estratégia conjunta entre os países participantes, com o objetivo de intensificar o monitoramento e as ações de prevenção nos polos produtivos.

“Queremos dividir a expertise que acumulamos com o desenvolvimento deste trabalho de prevenção e desenvolvimento de ferramentas e estratégias de emergência.  É fundamental estimularmos a constituição de uma estratégia unificada, fortalecendo a defesa sanitária dos polos de produção dos países vizinhos ao Brasil”, destaca Turra.

Fonte: Agrollink