Café

Brasil é destaque no maior evento do mundo voltado a cafés especiais

26/04/11 – 14:53

Conferência Anual da Associação Americana de Cafés Especiais começa esta semana e tem a participação de NUCOFFEE

São Paulo, 25 de abril de 2011 – Um país, vários sabores. Com esse mote, o Brasil será um dos protagonistas da 23ª edição da Conferência Anual da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA) que tem início nesta quinta-feira, em Houston, nos Estados Unidos. Sob a coordenação da APEX Brasil, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA); de associações de produtores; e empresas privadas, o país participa do evento como “Portrait Country” oficial da convenção, ou seja, a região produtora escolhida pelos organizadores como destaque deste que é o maior e mais importante evento do mundo destinado ao segmento de cafés altamente diferenciados. NUCOFFEE, a iniciativa pioneira da Syngenta que busca valorizar o café brasileiro, estimulando a sua qualidade e aproximando o produtor do mercado externo, faz parte da comitiva brasileira.

O mercado de cafés especiais é um dos mais promissores do setor de food service e conquista cada vez mais consumidores no mundo todo. O Brasil, antes relegado a produção de cafés commodities, tem participação cada vez mais expressiva nesse segmento da cadeia e buscará mostrar ao mercado internacional essa nova faceta de sua produção. Com uma visão inovadora, a Syngenta promove NUCOFFEE desde 2006, para conectar o produtor brasileiro ao mercado internacional de forma transparente e implementar programas pela melhoria da qualidade na produção.

Durante a Conferência, a empresa será a anfitriã de uma recepção para 120 cafeicultores brasileiros e cerca de 30 torrefadores de grande influência de diversas partes do mundo. Segundo o gerente de Marketing de NUCOFFEE, Daniel Friedlander o objetivo da iniciativa é aproximar as duas partes da cadeia e apresentar mais informações sobre o Brasil, nossa cultura e nosso vasto potencial para produção de cafés de qualidade altamente diferenciada, desvendando a riqueza de sabores encontrados nas diferentes regiões produtoras.

O evento da SCAA abrange todos os setores da cadeia do café: indústrias de alimentos, torrefadores, redes de coffee shops, fabricantes de máquinas, baristas e, claro, a origem de tudo – a produção dos grãos. “O café especial começa com uma produção diferenciada dos grãos, com processos e tecnologias eficientes e modernos. Nossa atuação tem início aí, orientando e provendo soluções para os cafeicultores extraírem o potencial máximo de suas lavouras e obterem produções competitivas no mercado internacional. Além disso, trabalhamos para que os produtores sejam reconhecidos individualmente pela qualidade e pelas boas práticas na fazenda. Levamos seus cafés para os mercados internacionais com rastreabilidade, de forma que torrefadores saibam a origem e a história dos cafés que estão comprando e os produtores, por sua vez, também conheçam quem comprou. Isso cria oportunidades para parcerias e incentiva os produtores a focarem cada vez mais na qualidade”, explica Friedlander.

E com o intuito de informar e familiarizar os produtores com todas as etapas pelas quais o café passa ao chegar no seu destino internacional, NUCOFFEE em parceria com a Casa Brasil, uma torrefadora em Austin, no Texas, promoverá o evento “Da xícara ao porto”, no qual os cafeicultores conhecerão o trajeto dos grãos que eles mesmos produzem. O roteiro inclui visitas ao porto de Houston, ao Amazém Dupuy e ao Central Market.

A Convenção Anual da SCAA vai até o dia 1º de maio. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento: http://www.scaaevent.org/

As informações são da assessoria de imprensa da Syngenta.

Agrolink
http://www.agrolink.com.br/sementes/noticia/brasil-e-destaque-no-maior-evento-do-mundo-voltado-a-cafes-especiais_129181.html