Trigo

Brasil busca maior volume de trigo nos EUA dos últimos 30 anos

06/03/2014

Ampliação de área rendeu ao Brasil mais de 5 milhões de toneladas de trigo nesta safra, volume insuficiente para atender consumo interno, esA redução das exportações de trigo da Argentina no ano passado fizeram o Brasil buscar volume histórico no Hemisfério Norte. Segundo o adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), a indústria nacional comprou 3,48 milhões de toneladas do cereal produzido em campos norte-americanos. O volume foi o maior nos últimos 30 anos, conforme o órgão. Com o resultado, o Brasil ficou 500 mil toneladas atrás da China no ranking dos principais clientes dos Estados Unidos.

No ano passado, os argentinos tiveram de segurar o trigo no mercado interno para evitar uma escassez e consequente aumento na inflação através dos preços dos pães e massas. O país vizinho, tradicional e maior fornecedor brasileiro, teve uma quebra na colheita do produto, assim como o Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), ao todo, o país buscou 7,2 milhões de toneladas do grão em outros países, 10% mais do que no ano anterior. Para este ano, a previsão é de que as importações somem 6,5 milhões de toneladas.

2014
36,9 mil toneladas

Foi o volume de trigo importado pelo Paraná em fevereiro. O estado, segundo maior produtor nacional, teve a safra comprometida pela ocorrência de duas geadas durante o desenvolvimento das lavouras. Com isso, o Rio Grande do Sul assumiu a liderança na colheita no país.
timado em mais de 12 milhões de toneladas.

Fonte: Agronegócio Gazeta do Povo (AgroGP)
Autor: Marcelo Andrade