Defensivos

BRA recebe registro do inseticida e acaricida Copa

06/06/2017

A BRA Defensivos Agrícolas registrou o inseticida e acaricida Copa (Diflubenzuron), que já consta também no Sistema AgrolinkFito. O deferimento do pedido foi publicado no último dia 18 de Maio de 2017 no Diário Oficial da União, com o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária de Abastecimento, sob o número 6017.

O produto é indicado para controle da Lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) e, no milho, contra a Lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda). No trigo, o Copa é recomendado para controle de Gafanhoto (tanto Rhammatocerus schistocercoides como Rhammatocerus spp.) e Lagarta do trigo
(Pseudaletia sequax).

No tomate, o inseticida combate a Broca pequena do tomateiro (Neoleucinodes elegantalis), Lagarta da espiga do milho (Helicoverpa zea), Traça da batatinha (Phthorimaea operculella) e a Traça do tomateiro (Tuta absoluta). De acordo com a bula, o produto é indicado ainda para controle de Curuquerê (Alabama argillacea) no algodão e Bicho furão (Ecdytolopha aurantiana) no citros.

Trata-se de um inseticida fisiológico, cujo ingrediente ativo Diflubenzurom atua interferindo na deposição de quitina presente na cutícula dos insetos. O Copa atua principalmente por ingestão, fazendo com que as larvas tenham dificuldade na ecdise.

O produto, no entanto, não tem efeito sistêmico nas plantas e não penetra nos tecidos vegetais. Desta forma os insetos sugadores não são afetados, conferindo ao produto uma seletividade adicional entre os insetos.

Fonte: Agrolink