Cadeia Produtiva

Borracha Natural e suas Aplicações

A seringueira é uma planta que produz economicamente durante 30 anos e no final de sua vida útil as árvores podem ser convertidas em madeira de valor comercial, cujo resultado pode ser usado para reduzir o custo do replantio.

Fonte inesgotável de látex, a seringueira é a alternativa natural à Borracha Sintética , que está limitada pela disponibilidade das reservas de petróleo, que são finitas. Além disso, os preços da Borracha Sintética estão altamente sujeitos a oscilações em virtude de crises políticas que possam afetar os preços do petróleo, como já ocorrido nas Guerras entre os países árabes.

Outro fator positivo da cultura da seringueira é que ela produz o ano todo, gerando empregos permanentes e contribuindo para aliviar a tensão social no campo e conseqüentemente nas cidades.

Não foi encontrado até hoje, e provavelmente nunca será desenvolvido um substituto economicamente viável e que tenha as mesmas propriedades da borracha natural:

<> Capacidade de recuperação rápida da forma original
<> Capacidade de suportar alta tensão (elasticidade)
<> Alta resistência a abrasão e impacto
<> Alta resistência a mudanças bruscas de temperatura

É muito importante destacar que a cultura de seringueira é ambientalmente correta, pois a verdadeira floresta que se forma deposita uma grande quantidade de galhos e folhas continuamente no solo, protegendo contra a erosão.

Aplicação da Borracha Natural

1) Pneus em geral
Os pneus radiais são fabricados com Borracha Natural, pois somente ela proporciona a necessária resistência nos flancos e a melhor qualidade de adesão para as cintas de aço. Nos Estados Unidos, país que importa mais de 1 milhão de toneladas/ano de Borracha Natural, as vendas de pneus radiais atingem 95% do total do mercado pneumático.

Os pneus radiais são mais seguros, mais resistentes, mais duradouros e de melhor performance (economia de combustível) que os pneus convencionais, feitos a base de borracha sintética.

Em 1996 a Borracha Natural respondeu por 40‰ do mercado internacional de elastômeros, enquanto que a fatia de mercado da Borracha Sintética tem caído sucessivamente nos últimos anos.

2) Sexo e Saúde
Com o surgimento da AIDS, tornou-se vital a utilização destes produtos, feitos 100% a base de Borracha Natural.
<> Luvas cirúrgicas
<> Preservativo

O consumo de Borracha Natural na indústria médica dobrou nos últimos anos
<> Tubos Cirúrgicos
<> Cateteres
<> Outros produtos farmacêuticos

A Borracha Natural, devido a sua habilidade de aderência em aço e vidro e de suportar calor e vapor em esterilização, é a matéria-prima básica utilizada na fabricação destes produtos.

3) Artefatos de Borracha
<> Solado de calçados
<> Autopeças
<> Artefatos leves
<> Camel back – para recauchutagem de pneus
<> Correias transportadoras

Fonte: http://www.trabalhoescolar.hpg2.ig.com.br/borracha_natural.htm