Catálogos técnicos e de produtos

Biodigestor traz lucro a granja de suínos

Resíduos da criação viram gás para acionar gerador, biofertilizante e ainda é possível vender créditos de carbono

Na granja de suínos da Fazenda Água Doce, em Indaiatuba, no interior de São Paulo, o esterco dos animais é um grande aliado. O dejeto é acondicionado em um biodigestor, onde é produzido biogás, fonte de energia que alimenta o gerador, impulsiona ventiladores, acende lâmpadas e aciona a estação de tratamento de água.

Além de reduzir custos operacionais, a propriedade ainda vende créditos de carbono. Um outro subproduto do biodigestor é o biofertilizante, utilizado na fertirrigação de citros e café. Os 22 mil pés de laranja são cultivados em 60 hectares. Outros 60 hectares, a poucos metros dos galpões dos animais, são ocupados por cafezais adultos e plantas jovens em formação.

A Água Branca começou a criar suínos em 1978, com 60 matrizes, diz o gerente de produção. Alessandro José de Morais. Hoje, são 6.700 matrizes, que produzem 15 mil leitões por mês. O volume diário de dejetos é de 550 mil litros. São resíduos que dão lucro, com a geração do biogás.

Sem o biodigestor, a granja gastaria 14 mil metros cúbicos de gás (GLP) por mês para aquecer as creches de leitões. Com o biodigestor, a propriedade é auto-suficiente.

O excedente de biogás é eliminado por um tipo de chaminé, cujo bocal expele chamas. Se fosse jogado in natura no ar, o biogás contribuiria para o efeito estufa, explica Morais. Os dejetos sólidos e líquidos são recolhidos nos galpões dos animais por um sistema de canaletas e conduzidos, por gravidade, até um tanque coletor. Um dispositivo é acionado automaticamente e suga os dejetos até o biodigestor. O material fica no biodigestor por 28 dias, período suficiente para que as bactérias produzam biogás e o biofertilizante. Um relógio contador registra o metro cúbico de biogás queimado.

Fonte: O Estado de São Paulo
Publicado por suino.com

 

http://www.suino.com.br/MeioambienteNoticia.aspx?codigoNot=eangS/kRfBc=