Curiosidades

Biodiesel soja reduz até 72% de Gases Efeito Estufa

25/05/2017

Uso do biodiesel de soja em substituição ao diesel mineral reduziu entre 65% e 72% as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no do Brasil. É o que apontou o estudo “Assessing the greenhouse gas emissions of Brazilian soybean biodiesel production” que foi recentemente

publicado na revista científica Plos One.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), autores do levantamento, avaliaram positivamente as emissões de GEE na cadeia de produção de biodiesel de soja no País. Foi considerado desde a produção agrícola da matéria-prima até o transporte do produto final para rotas nacionais e para a Europa.

Segundo os especialistas, o trabalho pode ser utilizado para orientar políticas públicas, além de auxiliar nas tomadas de decisão em relação às estratégias de mitigação do aquecimento global. O estudo analisou dados de mais de 200 propriedades de soja associadas à Aprosoja-MT e de indústrias afiliadas à Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais).

De acordo com o pesquisador Carlos Eduardo Cerri, autor principal da publicação, “o estudo sugere um alto potencial do biodiesel de soja em melhorar a sustentabilidade ambiental do sistema de economia de base biológica no Brasil, bem como em outros países importadores do biodiesel de soja nacional”.

Fonte: Agrolink