Sanitário

Babesiose bovina

A babesiose também conhecida como tristeza parasitária bovina ou anaplasmose,é uma moléstia comum nos rebanhos bovinos e se caracteriza por ser uma infecção causada por protozoários do gênero Babesiasp. e Anaplasma sp.

A doença encontra clima favorável para o desenvolvimento dos protozoários, na América do Sul, principalmente no Brasil, o clima tropical quente e úmido é ideal para o seu desenvolvimento em quase todo o território do país durante todo o ano.

A doença traz muitos prejuízos econômicos ao produtor, pois além dos custos demandados para seu controle e tratamento, ela também causa a diminuição da produtividade dos animais, podendo levá-los à morte.

A babesiose tem como vetores os carrapatos, principalmente os do gênero Boophilussp.A predisposição da doença está relacionada àidade e raça do animal, resistência imunológica, tipo de pastagem e a estação do ano.

Os outros insetos como as moscas dos gêneros Tabanus, StomoxysChrysops, Siphona e os mosquitos do gênero Psorophora também podem ser vetores da doença.

Os animais acometidos pela babesiose apresentam anemia, fraqueza, febre, constipação, icterícia, depressão, desidratação, falta de apetite e respiração ofegante. O médico veterinário deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento.

Fonte:  Qualidade do Leite

Adaptação: Revista Agropecuária