Avanços recentes da pesquisa cafeeira estão na internet

02/01/2014

Está acessível no site da Embrapa Café os artigos da mais nova edição da revista Coffee Science (vol. 8, nº 2 – 2013), a revista científica Consórcio Pesquisa Café, editada pela Universidade Federal de Lavras – Ufla. Para acessar, clique aqui (http://www.sapc.embrapa.br/index.php/view-details/revista-coffee-science/947-revista-coffee-science-vol.-8-n-2-2013).

A publicação disponibiliza tradução integral dos artigos para o inglês. Atualmente, cerca de 150 países acessam a revista via internet. Além disso, a revista técnico-científica divulga artigos originais completos, elaborados por membros da comunidade científica nacional e internacional, nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciência dos Alimentos e Ciências Sociais Aplicadas.

Conteúdo – Nesta edição, entre outros temas, são apresentadas as funções de produção do cafeeiro irrigado e sob diferentes densidades de plantio. Observou-se que o uso da irrigação proporcionou aumentos expressivos de produtividade de café beneficiado em cultivos adensados. Também pode ser conferida pesquisa sobre comportamento agronômico de progênies e cultivares de cafeeiro com resistência específica à ferrugem.

Os resultados obtidos permitem verificar a existência de variação entre as progênies e cultivares quando as características são avaliadas de forma isolada. As informações desse trabalho podem subsidiar os programas de melhoramento com finalidades específicas, ao possibilitar a escolha adequada de genitores. Neste número da revista há ainda trabalho sobre microscopia eletrônica de varredura de grãos de café submetidos a diferentes formas de processamento e secagem.

Nele, verificou-se que os cafés preparados por via seca apresentaram maior desestruturação dos componentes celulares do que os cafés despolpados, bem como maior tempo de exposição desses cafés ao processo de secagem.

Consolidação – A partir de 2013, a Coffee Science passou a ser publicada com periodicidade trimestral, ampliando sua inserção com artigos de grande interesse da comunidade acadêmica que trata da temática. Além disso, no último sistema de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Qualis-Capes), do Ministério da Educação – MEC, a revista científica do Consórcio Pesquisa Café avançou na classificação de qualidade. Na atualização do “Qualis Periódicos”, utilizada para fins da Avaliação Trienal 2013 (referente ao período 2010-2012), o periódico conquistou o extrato B1 na área de Ciências Sociais (Administração, Ciências Contábeis e Turismo).

Indexação – A revista Coffee Science hoje está indexada ao AGRIS-FAO (International Information System for the Agricultural Sciencesand Technology), AGROBASE-IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), Latindex (Sistema Regional de Informaciónen Línea para Revistas Científicas de América Latina, Caribe, España y Portugal), CAB Abstracts (CABI – Common wealth Agricultural Bureaux International), Scientific Commons (University of St. Gallen – Switzerland), Scopus-Elsevier, Periódicos Capes, Agricola (USDA – National Agricultural Library) e na Wageningen UR Digital Library.

Mais sobre o periódico – Criada por pesquisadores do Consórcio Pesquisa Café, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Polo de Excelência do Café (PEC/Café), a publicação é editada pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), instituição participante do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. O Conselho Editorial é composto por uma equipe multi-institucional de pesquisadores e professores das instituições consorciadas.

E, esta edição: http://www.sapc.embrapa.br/index.php/start-download/revista-coffee-science/947-revista-coffee-science-vol.-8-n-2-2013.

Fonte: Min. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento