Laranja

Aumenta a produção de laranja no estado de SP

O Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento anunciou, nesta semana, os dados da terceira estimativa de safra de laranja para o Estado de São Paulo

O Regional online – Catanduva

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Órgão, os dados foram levantados pela Conab e os estudos foram realizados entre os dias 21 e 25 de novembro.

Um dos destaques é a previsão de crescimento da produção comercializada da fruta em São Paulo.

“Neste ano a produção deve ser de 375,5 caixas com 40 kg por hectare, contra 322,2 em 2010. Já a área de produção caiu de 512.900 hectares (ha) para 505.000 ha este ano”.

Os pesquisadores atribuem o resultado A vários fatores, como as condições favoráveis do clima e o uso de tecnologia nos laranjais.

A pesquisa também ressaltou que a área plantada com laranja no estado de São Paulo vem sofrendo reduções consecutivas e mudando o perfil dos produtores. “Os pomares com dimensões menores estão perdendo espaço e acabam absorvidos, geralmente pelo cultivo da cana-de-açúcar”.

E ressalta que o fato acontece devido à falta de condições do pequeno produtor para adotar práticas culturais adequadas e usar os insumos necessários para o bom desempenho da cultura. “A queda decrescente da produtividade o torna pouco competitivo no mercado, principalmente quando sua atividade é exclusivamente a produção de laranja, e as dificuldades financeiras impedem a renovação do pomar com a formação moderna dentro dos padrões que garantam alta produtividade”.

Dos 251 produtores, 45% passaram a produzir mais de 60% da laranja no estado de São Paulo.

O aumento na participação se dá pelo estabelecimento dos novos plantios, onde o maior número de pés de laranja por unidade de área tem aumentado a produtividade.

 

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=aumenta_a_producao_de_laranja_no_estado_de_sp&id=67081