Syngenta lança novas variedades de soja de alta precocidade

A Syngenta acaba de lançar três novas variedades de soja: VMax RR, Spring RR e NK 7074 RR, todas elas caracterizadas pela alta precocidade. Essa característica permite ao agricultor aumentar a rentabilidade da sua propriedade, acelerando a colheita da safra principal em tempo de investir na safrinha de milho, cujo plantio, em geral, tem início entre os meses de fevereiro e março.

VMax RR e Spring RR são ideais para o plantio na região sul, além do Mato Grosso do Sul. Já a NK 7074 RR foi desenvolvida para atender a demanda da região centro-oeste e os estados de São Paulo e Minas Gerais. Esses novos produtos representam a primeira geração de sementes da Syngenta a incorporar a tecnologia RR (Roundup Ready), que confere à planta resistência a um dos principais defensivos da soja, o glifosato.

As novas sementes são o resultado de 10 anos de investimentos em tecnologia e pesquisa e uma aposta da Syngenta no mercado de soja, que tem experimentado forte crescimento, saindo de 21 milhões de hectares, em 2006, para 22 milhões, em 2007. Para 2012, as estimativas são de 29 milhões segundo a FAPRI (Food and Agricultural Policy Research Institute).

“Nosso objetivo é firmar presença no mercado brasileiro de soja, aumentando participação e posicionando a Syngenta como uma das grandes empresas do segmento pela oferta de produtos competitivos e de alta tecnologia”, afirma Alexandre Develey, diretor de marketing da Syngenta Seeds.

Para aumentar sua participação nesse mercado, a Syngenta irá investir, ao longo dos próximos 4 anos, cerca de R$ 46 milhões em pesquisa e desenvolvimento para entregar ao mercado produtos que aliem maior produtividade com maior tolerância a doenças e menor custo de produção.

Em 1998, a empresa criou seu primeiro laboratório de Genética Molecular no Brasil. Entre as diversas linhas de pesquisa desenvolvidas neste laboratório, hoje, boa parte dos esforços concentra-se no desenvolvimento de sementes tolerantes à ferrugem asiática e a nematóides, duas das principais doenças que atacam a soja no Brasil.

Outro diferencial da Syngenta é a abrangência de sua oferta de produtos, que vai da semente de alto valor, passa pela proteção de cultivos – setor em que a empresa é líder mundial – e alcança a fase de comercialização, com a oferta de modelos especiais de financiamento como, por exemplo, o chamado “barter”.
Esse modelo de financiamento, oferecido pela empresa desde 2000, permite ao produtor rural pagar parte dos produtos adquiridos para o plantio com os próprios grãos produzidos.

Fonte:  http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=6980