Curiosidades

Argentina vai exportar trigo ao México pela 1ª vez

10/10/2017

Pela primeira vez na história, a Argentina vai exportar trigo ao México, de acordo com informação divulgada pelo Ministério da Agroindústria do país vizinho. Logo após os governos dos dois países terem chegado a um acordo fitossanitário, as primeiras 30.000 toneladas serão embarcas no próximo mês de Dezembro.

O México é um dos principais importadores de trigo do mundo, com compras anuais de 4,5 milhões de toneladas. Estados Unidos e Canadá são seus principais fornecedores, mas os mexicanos também compram da Rússia e Ucrânia.

“Nosso trigo foi o maior prejudicado pelas políticas de governo passadas. Junto com o presidente [Maurício] Macri estamos revertendo a situação, e ganhar mercados como o do México é o melhor sinal que se pode dar. Temos que seguir por este caminho”, afirmou o ministro de Agroindústria argentino, Ricardo Buryaile.

De acordo com a secretária de Mercados Agroindustriais, Marisa Bircher, não foram estipuladas quantidades mínimas ou máximas para o acordo. “Não estamos falando de cotas. Isso é uma boa notícia, porque poderia haver mais vendas”, explicou ela.

Uma delegação de empresários mexicanos que estiveram na Argentina este ano afirmaram que, diante da ameaça ao tratado de livre comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), o México já busca novas fontes de fornecimento. Os delegados chegaram a adiantar que estavam dispostos a adquirir 50.000 toneladas de trigo de la Argentina para sua indústria de moinhos.

Não houve a divulgação de detalhes, nem sequer dos nomes dos envolvidos nessa operação, bem como os preços praticados. A secretária de Mercados Agroindustriais apenas garantiu “preços de mercado”, e que a venda “abre caminho” para novos negócios entre os dois países.

Fonte: Agrolink