Soja

Área de soja pode crescer 1 milhão de hectares no Brasil

09/05/2013

Especialistas discutem desafios da próxima safra para driblar a crise da abundância

por Luciana Franco

Os principais sojicultores do país estão reunidos no Guarujá para discutir os rumos da produção de soja e os desafios do setor. Segundo a Agroconsult os produtores brasileiros devem obter boa rentabilidade no plantio da soja na safra 2013/2014, mesmo com a perspectiva de uma produção recorde dos Estados Unidos no próximo semestre, que possibilitará a recomposição dos estoques mundiais da oleaginosa.

A consultoria já arrisca projeções para a próxima safra e prevê o crescimento de 1 milhão de hectares, para 28,9 milhões de hectares no plantio de soja que começa em setembro deste ano. Mas as dificuldades do escoamento da safra nos portos brasileiros devem persistir.

“Estamos vivendo a crise da abundância”, diz Glauber Silveira, diretor da Aprosoja. Segundo ele, o Brasil tem que exportar 24 milhões de toneladas de milho este ano para evitar que os preços no mercado interno caiam.

A 3ª edição do Clube da Soja é realizada pela FMC e acontece de 8 a 10 de maio, no Sofitel Jequitimar , no Guarujá (SP). Além dos cerca de 500 sojicultores,estão presentes no evento especialistas e entidades do setor discutindo os aspectos que envolverão a cadeia produtiva da cultura na safra 2013/2014.

Fonte: http://revistagloborural.globo.com