Soja

Aprosoja MT pede revalidação de registro para o combate a lesma na soja

24/09/13
O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, Carlos Fávaro, pediu ao ministro da Agricultura, Antônio Andrade, apoio para revalidação do registro de lesmaticida para o combate da lesma na cultura da soja. A preocupação no Estado fica por conta do início da safra da oleaginosa com o fim do vazio sanitário no último dia 15. 

 

Fávaro explicou, ao Só Notícias/Agronotícias, que “os produtos estão em Mato Grosso, as empresas não cuidaram de renovar o registro e o Indea Mato Grosso, cumprindo seu papel, não está fazendo nada de errado, está recolhendo esses produtos que são de suma importância agora no início do plantio nas lavouras, principalmente as regiões mais úmidas”.

Carlos explicou que o ministro se comprometeu em agilizar o atendimento da reivindicação. É aguardado posicionamento ainda para esta semana. “Então temos um parecer da Embrapa, de especialistas muito renomados, que garantem que  é muito importante a revalidação desse registro”, acrescentou.

Mais de 8,2 milhões de hectares são projetados para receber o plantio da  safra de soja 2013/2014 em Mato Grosso. O aumento da área também foi acompanhado do da produção. Para esta safra são esperadas mais de 25,2 milhões de toneladas. Na 2009/2010 foram estimados cerca de 18,8 milhões. As projeções foram crescendo nas safras seguintes, sendo de 20,5 milhões para 2010/2011, cerca de 21,3 milhões na 2011/2012 e pouco mais de 23,5 milhões na 2012/2013.

Fávaro e o ministro participaram semana na semana passada, em Sinop, do Fórum Brasil Central do Agronegócio, quando foi feita a cobrança para revalidação do registro.

Fonte: Só Notícias
Autor: Weverton Correa