Notícias

Aprosoja estimula cooperativismo agrícola

Cooperativismo é apontado como a solução para pequenos e médios produtores conseguirem concorrer com as grandes empresas do setor

Uma pesquisa realizada com quatro mil associados daAssociação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) apontou que, na safra 2010/2011, 13% dos produtores de soja participavam de cooperativas. Juntos, eles plantavam 26% das lavouras do grão. Após a realização do Seminário de Cooperativismo no município de Sorriso, nos dias 22 e 23 de agosto, sete novos grupos de produtores das cidades de Lucas do Rio Verde, Querência, Canarana, Tapurah, Sinop, Campos de Júlio e Alto Garças se interessaram em formar cooperativas no Estado.

O presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, destacou que o objetivo da entidade, em longo prazo, é que em cada um dos núcleos que a Aprosoja possui no interior exista uma cooperativa agrícola. “Buscamos um novo modelo e encontramos o caminho. Cada um é responsável pela sua compra, seu crédito, mas a cooperativa traz para eles os benefícios fiscais e o ganho em escala”, afirmou Fávaro.

Durante o seminário, os produtores conferiram os benefícios do cooperativismo. A palestra do professor de economia e gestão do agronegócio da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, Fábio Chaddad, mostrou que, enquanto nos Estados Unidos há 2.473 cooperativas agrícolas, com um total de 2,4 milhões de associados, no Brasil este número é de 1.548, com 943 mil integrantes. “Os ganhos vão da defesa da margem do produtor, com compra de insumos mais baratos, até atuar na defesa dos interesses do setor, como, por exemplo, logística, processamento e industrialização, agregando valor aos produtos agrícolas”, ressaltou Chaddad. “Os pequenos e médios terão condições de ‘surfar’ nesta onda de crescente volatilidade do mercado de grãos, com informação e conhecimento”.

Segundo a Aprosoja, os produtores de soja cooperados tiveram ganhos de 44% a mais do que os que atuaram sozinhos. A rentabilidade foi de seis sacas a mais por hectare dos cooperados. As informações foram obtidas com base nos dados da safra 2010/11.

Fonte: Globorural online