Notícias

Aprendiz Cooperativo forma primeira turma na Paraíba

João Pessoa (18/3) – Após um ano de intenso crescimento profissional e humano, 14 jovens integrantes da primeira turma do Programa Aprendiz Cooperativo na Paraíba concluíram, nesta segunda-feira, 16/3, o curso de auxiliar administrativo. Familiares dos estudantes, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e das cooperativas Unicred Norte/Nordeste e Unimed João Pessoa participaram da solenidade de formatura, realizada no auditório do Sistema OCB/PB.

Ao abrir o evento, o presidente da Casa, André Pacelli, destacou o esforço do Sescoop/PB em implantar o programa no estado e que, apesar de a instituição ainda não ter estrutura suficiente para atender a todos os aprendizes das cooperativas, a intenção é ampliar o número de turmas.

“Espero que tenhamos, já no próximo ano, duas turmas anuais. Depois, a ideia é que a gente leve, também, o programa a Campina Grande, com o objetivo de atender às demandas das cooperativas do interior. Mas essa primeira turma hoje vai ficar na nossa história e eu parabenizo os estudantes e seus pais”, destacou o presidente do Sistema OCB/PB.

O coordenador do Aprendiz Cooperativo na Paraíba, José Gomes Batista, falou sobre a importância de vivenciar o valor da cooperação e saudou os aprendizes como atores principais do Programa. Segundo ele, a formação destes jovens contribui para o fortalecimento e a continuidade dos valores e princípios cooperativistas.

APRENDIZ COOPERATIVO – O programa ajuda as cooperativas à atenderem a Lei nº 10.097/2000, que trata do contrato de jovens aprendizes e estimula a criação de programas de aprendizagem. O curso que, na próxima semana, inicia sua segunda terma, tem carga horária total de mil horas, metade dedicada às aulas teóricas e o restante às aulas práticas. Todo o material didático é fornecido pelo Sescoop/PB, que também arca com a contratação dos professores e disponibiliza a infraestrutura necessária à realização das aulas do curso.

Cooperativa: porta para o mercado de trabalho

Orador da turma, o aprendiz Paulo Victor falou sobre a experiência de entrar no mercado de trabalho pela porta de uma cooperativa. Ele também destacou os desafios enfrentados pelos jovens ao longo deste último ano para “estudar, trabalhar e viver” e o aprendizado adquirido pela turma através das aulas e das experiências vivenciadas no último ano.

“Aqui formamos amizades que ficarão para sempre, fizemos nosso networking, aprendemos teoricamente o que vivemos na prática e, principalmente, fomos felizes. Além de toda bagagem intelectual que levaremos, temos os aprendizados pessoais, pois parte fundamental para nosso crescimento como seres humanos foi conviver com pessoas de diferentes experiências e pensamentos. As cooperativas Unimed JP e Unicred e o Sescoop Paraíba foram os lugares de onde tiramos lições que serão imprescindíveis na nossa vida”, disse.

Para a mãe de Paulo Victor, a telefonista Josenilda da Silva Lima o Programa Aprendiz Cooperativo abriu as portas para a vida profissional do filho. “Isto enriqueceu muito o currículo dele. Ele agora vai procurar novas opções. Para mim foi muito importante”, comentou.

Fonte: Assimp Sistema OCB/PB