Pecuária

Aplicativo ajuda produtor a criar estratégias de suplementação

09/11/2016

A Minerthal, uma das mais tradicionais fabricantes de suplementos para bovinos com mais de 40 anos de história, lançou o aplicativo Ciclo da Suplementação Minerthal, que permite ao pecuarista obter uma estratégia de suplementação de acordo com as peculiaridades do ciclo produtivo.

O aplicativo é uma ferramenta que auxilia na suplementação de precisão, conceito desenvolvido pela Minerthal que leva em consideração os diversos fatores que podem influenciar as exigências nutricionais dos bovinos e permite fechar a conta da equação: resultado (meta de desempenho do animal) X categoria animal X qualidade das forragens disponíveis. Entendendo como isso funciona, é possível fornecer nutrientes de qualidade em quantidades ideais, durante todo o ano, evitando desperdícios ou deficiências.

Inicialmente, apenas o ciclo para a fase de cria está disponível, mas em breve será lançada uma nova versão para recria e engorda. O programa solicita dados como a fase da cria (parto, cobertura ou lactação), mês de início da suplementação e o escore corporal dos animais. Com essas informações, é traçada uma estratégia de suplementação para o rebanho durante todo o ano, levando em consideração a época do ano e a fase da cria, permitindo que o produtor planeje todos os passos da suplementação de seu rebanho, sempre com o objetivo de potencializar os resultados.

Para o pecuarista Anatólio Dias Carneiro Filho, proprietário da Fazenda Luana, em Araguaína (TO), o aplicativo é uma grande ferramenta, que vai auxiliar muito o produtor. “Ele tem a orientação para várias fases da cria e no dia a dia vai me ajudar muito a calcular a média de consumo. Inclusive o que é ideal para cada período diferente, como o chuvoso e o da seca, e isso é muito importante. Além da facilidade de ter a ferramenta no celular, já que a informação está sempre no bolso”, explica.

O aplicativo já está disponível na Play Store (apenas para Android).

Fonte: Agrolink