Manejo

Manejo Geral

O Trabalho do Apicultor (1) Básico

Apresentamos os trabalhos e cuidados no dia-a-dia do apicultor

1. Manejo das abelhas

O verdadeiro e mais importante trabalho do apicultor é o manejo das abelhas. As abelhas dificilmente atacam pessoas se estas não as provocarem, dando algum choque na colméia. Por isso, deve-se evitar correr perto da colméia ou ficar em frente ao alvado. Se o manejo for inadequado, as abelhas tornam-se agressivas, portanto o ponto fundamental do manejo é ter cuidado no manuseio das abelhas.

2. Substituição da rainha

Quando a postura de ovos pela rainha entra em decadência, o enxame perde a força. Por isso, é recomendada a substituição da rainha pelo menos uma vez ao ano. O melhor método de substituir a rainha é retirar a rainha velha da colméia e fazer criar nova rainha na época da florada. Quando a rainha é retirada, inicia-se a formação de várias realeiras. Então, deixa-se somente a realeira maior e retiram-se as realeiras restantes. Com um tempo a rainha nasce da realeira e com 10 dias começa a postura de ovos.

3. A inspeção da colméia é uma

importante atividade periódica do apicultor. É feita uma vez por semana para verificar a formação de favos, a postura da rainha, coloração da melgueira fornecer alimento nos períodos de carência e,conferir larvas e ninfas.

Postura da rainha
Verificar no quadro se a postura de ovos está normal.

Falta de alimentos
Verificar a quantidade de mel armazenado.

Identificar sinais de doen ç a e pragas
Verificar a presença de ácaro, de larvas mortas nos favos e de abelhas mortas no assoalho da caixa são indícios de ocorrência de doenças na família. Assim, é preciso tomar providências para combatê-las. Em caso do uso de produtos químicos, seguir corretamente o manual ou a bula e evitar que o produto não contamine o mel.

Fonte: http://www.3838.co.jp/portuguese/mitsubachi_park/beekeep/beekeep04/beekeep_step04.html