Manejo

Extração do mel

O Trabalho do Apicultor –  Extração do mel

A extração de mel é o principal trabalho do apicultor durante o ano.

A importância da maturação do mel e o momento certo para a extração

O mel que as abelhas coletam são néctares das flores com concentração de 30 a 50 graus de açúcar. Portanto ainda não é o mel propriamente dito, e as operárias manejam o néctar abanando ou curtindo para aumentar a concentração de açúcar. Com 4 a 5 dias a concentração atinge mais ou menos 78 grau de açúcar e as operárias fecham os favos com cera produzida por glândulas cerígenas. Por isso, os apicultores realizam a extração do mel, após a identificação do fechamento dos favos. O mel extraído antes da maturação pode fermentar por estar imaturo. Um ponto importante na extração é aguardar com paciência a maturação do mel.

Método de extração do mel

Em primeiro lugar, retiramos o quadro de melgueira velho, isto é, o mel que passou do tempo de colheita. Após uma semana, inicia a colheita do mel, que os trabalhos começam pela manhã bem cedo, para que não ocorra a mistura do mel coletado no dia pelas operárias. A colheita do mel ocorre pela parte da manhã

1) Retirar o quadro de ninho da colméia.

Com o auxílio do fumegador aplica-se a fumaça para acalmar as abelhas e retira-se o quadro de melgueira. Em seguida, é necessário segurar o quadro com as duas mãos e balançar levemente abaixo e imediatamente para que as abelhas que ficam no quadro sejam devolvidas ao enxame, As abelhas que ainda ficam no quadro são afastados com espanador.

2) Cortar os alvéolos da melgueira e colocar o quadro na centrífuga.

Corta-se cuidadosamente os alvéolos da melgueira e coloca-se na centrífuga e, em seguida, gira-se para extrair o mel. É necessário ter cuidado com a velocidade da centrifugação, que pode provocar a soltura da cera do quadro.

3) Abrir a válvula da centrífuga e filtrar o mel extraído.

Após a extração do mel, recolocar o quadro de melgueira na colméia.

Fonte: http://www.3838.co.jp/portuguese/mitsubachi_park/beekeep/beekeep05/beekeep_step05.html