Manejo

Geléia Real

Geléia real

Importância para as abelhas

A geléia real é uma substancia branca cremosa, secretada pelas abelhas nutrizes e destinada a alimentação das larvas das operárias durante os primeiros dia de vida e da rainha durante toda a vida. A rainha que é alimentada durante toda a vida com geléia real é biologicamente superior as outras abelhas, a longetividade é um bom exemplo disso, enquanto uma perária vive em média seis semanas, uma rainha vive entre quatro e cinco anos.

Importância para o homem

A geléia real estimula o equilibrio neurológico, o bom funcionamento das glândulas, a formação de glóbulos vermelhos e o aparelho digestivo. Fortalece o sistema imunológico e revitaliza todos os orgâos internos. É utilizado no tratamento de varias doenças, entre elas esclerose, fraqueza, impotência, disturbios na menopausa, reumatismo e bronquite. É benéfico na gravidez.

Composição química

A geléia real é rica em proteínas, carboidratos, lipideos, vitaminas, hormônios, acido pantotênico, biotina piridoxina, ácido fólico, aminoácidos e oligoelementos. Quase não tem odor e dissolve-se em água, álcool e mel É muito sensivel, sofrendo alterações quando exposto ao sol e a luz forte, devendo ser conservado na geladeira com temperaturas entre 0 e 4 °C.

Fonte: http://www.criareplantar.com.br/pecuaria/lerTexto.php?categoria=9&id=256