Cadeia Produtiva

Curiosidades da abelha

A abelha é um membro da família

Illustration no. 1 As abelhas, que trazem riqueza natural como cera, mel entre outros produtos, eram consideradas importantes na família, tanto quanto o criador. Por isso, existe um velho costume de relatar as abelhas nos acontecimentos importantes dentro da família.

Na Inglaterra, quando o criador morre, relata-se minuciosamente a causa da morte após bater 3 vezes a colméia com a chave da casa, e envolve-se a colméia com pano preto, indicando o luto. Dizem que se deixar de cumprir o ritual, as abelhas que estão chorando pela morte fogem do ninho ou se suicidam em massa.

Estes costumes foram observados também na tribo indígena Ozaak nos Estados Unidos da América. Parece que tais costumes vieram junto com a civilização Européia.

Na Inglaterra, quando a filha do criador vai casar, precisa relatar às abelhas e é necessário apresentar claramente o nome do noivo, senão as abelhas ficam iradas e atacam as pessoas. Estes exemplos podem dizer que o relacionamento psicológico com as abelhas persiste na Europa, onde a criação de abelhas é bastante praticada.

(Publicação: Masayasu Konishi (1992), “História Cultural dos Insetos”, Jornal Asahi

Fonte: http://www.3838.co.jp/portuguese/mitsubachi_park/surprise/story.html