Cadeia Produtiva

Ciclo anual de uma Fazenda Apícola

Início da Primavera

Quando as neves derretem e começam a esquentar, a abelha rainha inicia a postura de ovos, aumentam as abelhas e o ninho começa a ficar agitado em busca de néctar das flores das ameixeiras. Já no final do mês de março, o ninho fica cheio de abelhas e, com o final da floração das cerejeiras, inicia a floração do lengue(Astragalus sinicus), quando é efetuada a primeira extração de mel. Nesta extração, é retirado o mel armazenado no ano anterior e é preparado um novo armazenamento.

Primavera

Quando as flores do campo iniciam a floração, anuncia a época de extração do mel da colméia. As abelhas operárias saem para a coleta de néctar e pólen, armazenando-os na melgueira. Esperamos a maturação do mel para a extração, agradecendo às abelhas pelo trabalho realizado.

Verão

Quando termina a floração do rengue,, as colméias são transportadas para a região das montanhas, onde as árvores estão floridas – é a época da coleta de néctar com bastante intensidade. É também a época que devemos nos preocupar com a divisão do ninho e com o aumento das abelhas na colméia. Da primavera ao verão, é a época que dá mais trabalho para os apicultores, mas é um período gostoso e gratificante.

Outono

A partir do dia de finados começam a aparecer os insetos predadores como as vespas e há necessidade de garantir proteção, principalmente após a passagem dos tufões. Também é a época que começam a diminuir as abelhas, então começa diminuir gradativamente o quadro de cria, quando se deve verificar a existência da quantidade de mel suficiente para passar o inverno.

Inverno

O procedimento mais importante no inverno é proteger as abelhas do frio, colocando as colméias em local onde há penetração intensa de radiação solar, protegendo-as dos ventos frios que sopram. No inverno as abelhas se amontoam formando uma bola e mantém a temperatura interna do ninho em 25 graus. As abelhas ficam paradas dentro do ninho, evitando qualquer movimento para não desgastar a energia e se alimentam de mel armazenado até chegar a primavera. Nesta época de inverno o apicultor efetua conserto e limpeza das colméias, preparando-se para o próximo ano, esperando juntamente com as abelhas a chegada da primavera.

Fonte: http://www.3838.co.jp/portuguese/mitsubachi_park/beekeep/beekeep03/beekeep_step03_1.html