biblioteca

Alimentação das abelhas

O mel é o alimento principal das abelhas e os grãos de pólen são suplementos.
A alimentação das abelhas é basicamente mel e pólen, sendo o mel o principal alimento delas, que tem como principal substância o açúcar que transforma em energia e o pólen como suplementos minerais, vitaminas e proteínas. A geléia real é um alimento especial da abelha rainha e das larvas da futura rainha.

Maturação do néctar
O néctar coletado das flores pelas abelhas operárias, na verdade não é o mel. O néctar coletado e transportado para o enxame é maturado e concentrado, transformado em mel verdadeiro pelas abelhas operárias. Inicialmente, as abelhas operárias armazenam o néctar coletado na sua vesícula melífera(papo de mel) localizada ao lado do estômago e transportam até o enxame, em seguida repassam o néctar para outra abelha operária, boca a boca. Nesta ocasião, ocorre a reação enzimática do organismo da abelha operária, a sacarose, que é a principal substância do néctar e que é transformado em frutose e dextrose. Em seguida, as abelhas operárias que receberam o néctar, transportam-no para armazenar na melgueira e produzem vento, batendo suas asas, para evaporar a umidade. A alta temperatura de 34 graus no interior da colméia também acelera a concentração e a maturação do mel. As melgueira com mel maturado são fechadas com a cera e ficarão armazenados como alimentos.

Pão da abelha e bolinho de pólen
No momento em que as abelhas operárias mergulham no interior da flor em busca do néctar, os grão de pólen agarram nas penugens que envolvem o corpo da abelha. Assim que terminar de succionar o néctar, as abelhas melam a escova do pé. Posteriormente, enquanto estão voando, esfregam o pólen, agarrado no corpo com a escova, umedecido de néctar formando bolinho de pólen e juntam no cestinho, formando um espeto de bolinho de pólen. O bolinho de pólen é trazido ao enxame e triturado pelas abelhas operárias e guardadas no fundo do enxame. Quando ficam cheias, são coberta de mel e ficam armazenados como alimento chamado de pão das abelhas.

Geléia Real, um alimento especial
As abelhas operárias que cuidam das larvas, alimentam-se bastante de pólen, armazenado no fundo do enxame. Este pólen é misturado com a secreação e produz uma geléia leitosa. Esta geléia, considerada leite materno preparada pelas abelhas operárias, é composta de minerais, vitaminas e proteínas balanceadas e é fornecida como alimentos para a abelha rainha e à larva da futura rainha.. Por esta razão, somente a abelha rainha tem corpo grande e desenvolvido para poder depositar grande número de ovos.

Fonte: http://www.3838.co.jp/portuguese/mitsubachi_park/lifestyle/lifestyle_meal.html