Custo de Produção

Angélica será pólo regional de apicultura

Dando continuidade ao projeto de incentivo a agricultura familiar para gerar renda e emprego para os pequenos produtores o prefeito de Angélica João Cassuci (PDT) em parceria com a APIANG (Associação dos apicultores de Angélica) está instalando no município a “Casa do Mel”.

“A prefeitura já disponibilizou o local, também realizamos uma reforma completa do prédio e ampliação, mas após a visita dos técnicos do IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) serão necessárias novas adaptações na engenharia do prédio” ressaltou Cassuci.

Ao todo dez municípios da região serão beneficiados com a “Casa do Mel” de Angélica que também recebeu investimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário que com a contrapartida da prefeitura de Angélica disponibilizou mais de R$ 130 mil para aquisição de equipamentos para o processamento do mel e de um veículo tipo furgão para realizar a entrega do produto. Segundo Ademir Facincani, presidente da APIANG a produção deverá iniciar na próxima safra, no final do mês de agosto, onde eles já devem ter recebido o SIE (Selo de Inspeção Estadual) para comercializarem o mel produzido em todo o estado de MS.

De acordo com Ademir “os apicultores de Angélica têm capacidade de produção de 25 a 30 toneladas de mel por ano e com a implantação da ‘Casa do Mel’ os apicultores estão mais motivados em ampliar a criação de abelhas, pois com os novos equipamentos o mel será processado no município, facilitando a venda para mercados maiores e diminuindo os custos de produção para o apicultor” afirmou.

A Casa do Mel de Angélica fica na rodovia MS – 141 na entrada da cidade no setor industrial, entre os equipamentos adquiridos para equipa – lá estão duas centrífugas, uma máquina envasadora para frascos de mel e um conjunto de produção de sache de mel. “Com a chegada dos novos equipamentos e com a liberação do selo do SIE pretendemos oferecer o mel em sache como complemento para a merenda escolar” completou Facincani.

 

Fonte: http://www.ivinhemaonline.com.br/regiao/municipio-de-angelica-sera-polo-regional-de-apicultura