biblioteca

Amyris Fornecerá Diesel Renovável de Cana de Açúcar para Ônibus em São Paulo

A crescente necessidade de diesel com baixo teor de enxofre no Brasil gera uma forte demanda para o Diesel de Cana? da Amyris

Item Comunicação

A Amyris Brasil S.A., subsidiária da Amyris, Inc. (NASDAQ:AMRS), anunciou hoje que iniciará o fornecimento de diesel renovável derivado da cana de açúcar da Amyris(conhecido localmente como Diesel de Cana™) para 160 ônibus da cidade brasileira de São Paulo.

A partir de agosto, os ônibus operados pela Viação Santa Brígida utilizarão uma mistura de dez por cento de diesel renovável da Amyris e os restantes noventa por cento de biodiesel e diesel de petróleo fornecidos pela Petrobrás Distribuidora. O contrato de fornecimento vai até o final de 2012.

“Após o lançamento bem sucedido de nossa primeira unidade de produção em escala industrial e os resultados positivos dos testes com frotas no Brasil, estamos entusiasmados por sermos o fornecedor comercial de combustível renovável para ônibus na maior cidade brasileira. Ao longo do próximo ano, à medida que expandimos nossos acordos de fornecimento com as frotas de ônibus de São Paulo, esperamos alcançar $10-12 milhões em vendas anuais de diesel”, disse John Melo, CEO da Amyris. “A crescente demanda de diesel com baixo teor de enxofre no Brasil cria uma grande oportunidade para destacarmos a superioridade do desempenho e dos benefícios de nosso diesel renovável ao mesmo tempo em que possibilita ao país reduzir a importação de combustível diesel, que compreende aproximadamente 20 por cento da necessidade de diesel no Brasil em 2010.”

A cidade de São Paulo tem mais de 15.000 ônibus que consomem cerca de 450 milhões de litros de diesel por ano. O diesel de cana de açúcar da Amyris vai ajudar a cidade a alcançar a meta de reduzir o uso de combustíveis fósseis no sistema de transporte público. Em consonância com a legislação municipal, São Paulo está trabalhando para reduzir o uso de diesel fóssil em 10 por cento a cada ano até 2018.

“Esse é um grande marco tanto para a Amyris quanto para a cidade de São Paulo. Com tecnologias inovadoras e matéria prima local, São Paulo reduzirá sua dependência de combustíveis fósseis reduzindo as emissões. Os testes que realizamos no ano passado com nossos parceiros, a SPTrans, a Mercedes-Benz, a Petrobrás Distribuidora e a Viação Santa Brígida, confirmaram que uma mistura de dez por cento do diesel da Amyris no diesel de baixo teor de enxofre da Petrobrás (B5 S50) pode reduzir a opacidade (fumaça) em até 40 por cento”, disse Paulo Diniz, presidente da Amyris Brasil S.A.

Os principais fabricantes de veículos comerciais no Brasil, liderados pela Mercedes-Benz, garantiram autorização para o uso de mistura com dez por cento de diesel renovável da Amyris no Brasil. A Amyris desenvolveu um combustível diesel de hidrocarboneto, orientado para desempenho, derivado de açúcares vegetais, que não exige modificações no motor ou na infraestrutura. O diesel renovável da Amyris demonstrou ter desempenho superior em baixas temperaturas, alto teor de cetano e densidade de energia comparável ao diesel de petróleo, o que possibilitou que a empresa obtivesse o registro de mistura na categoria máxima da Agência de Proteção Ambiental norte-americana. Os parceiros OEMs (Fabricantes Originais do Equipamento) continuam a confirmar que os combustíveis da Amyris melhoram o desempenho dos combustíveis existentes e possibilitam redução significativa dos gases do efeito estufa e das emissões do escapamento.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=amyris_fornecera_diesel_renovavel_de_cana_de_acucar_para_onibus_em_sao_paulo&id=59023