Curiosidades

Alunos da FEI desenvolvem projetos voltados para o Agronegócio

07/07/2017

Trator agrícola e sistema de irrigação automatizado são algumas das soluções para pequeno produtor desenvolvidas pelos alunos da Instituição

Formandos do curso de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica do Centro Universitário FEI produziram projetos de conclusão de curso, que trazem melhorias para o dia a dia do pequeno produtor no campo. Entre os trabalhos de destaque, está um trator desenvolvido especialmente para os produtores de hortaliças, que visa aperfeiçoar e garantir mais eficiência ao trabalho agrícola.

O veículo, denominado EqüuS, possui sistema de transmissão hidráulica, é de fácil manuseio e capaz de atuar em diversas atividades agrícolas. O EqüuS prepara o solo, abre sulcos, realiza a semeadura, pulveriza a plantação e aplica plástico por cima da área plantada, além de tracionar carreta e perfurar o solo para colocar estacas para construção de cercas. O EqüuS também protege a ergonomia do condutor, garantindo mais segurança e evitando riscos de acidente.

Já outro grupo de alunos desenvolveu o Abautac, um sistema de irrigação e fertilização automática controlada via aplicativo de celular, que irá trazer praticidade para o pequeno produtor.  Outro projeto é o Terra Brasilis, que consiste é um protótipo de colheitadeira mecânica para raízes tuberosas variadas, que auxiliará o trabalho do produtor rural, além de melhorar a ergonomia.

Já o Osíris, desenvolvido também para um produtor de pequeno porte, propõe um sistema de dosagem de sementes mais acessível, capaz de alimentar duas linhas de plantio, diferentemente das semeadoras convencionais.

Saiba mais sobre os projetos:
EqüuS- O projeto é um trator voltado ao pequeno produtor de hortaliças, onde podem ser acoplados implementos que fazem todas as operações que o agricultor precisa de uma maneira mais eficiente e produtiva.

Osíris – O projeto tem por objetivo atender às necessidades do pequeno produtor rural, por meio do desenvolvimento de um sistema de dosagem de disco único, capaz de alimentar duas linhas de plantio. A solução proporciona precisão análoga aos implementos disponíveis no mercado, alimentando duas linhas ao invés de uma, como é observado nas semeadoras convencionais, resultando na atenuação dos custos operacionais, tornando assim, mais acessível ao pequeno agricultor os benefícios de uma semeadora de alto desempenho.

Terra Brasilis – Projeto de engenharia básica que consiste em uma colheitadeira mecânica para raízes tuberosas variadas que irá auxiliar o trabalho do agricultor: melhorando sua ergonomia, maximizando sua produtividade em relação à que ele possui atualmente e que tenha um custo competitivo para suas diversas aplicações.

Abautac – Sistema de fertilização e irrigação automática para agricultura familiar – Criação de um sistema automatizado de irrigação e fertilização do solo para agricultores de pequeno e médio porte, que utiliza como ferramentas sensores, interface-homem-máquina e um aplicativo para smartphone.

Sobre o Centro Universitário FEI

Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.

Mantida pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, em Computadores e em Telecomunicações; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Têxtil; e Engenharia Química. Oferece ainda cursos de pós-graduação latu sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.

Trator EqüuS: https://youtu.be/0HdqtQdZPXs

Osíris e Terra Brasilis: https://www.youtube.com/watch?v=kjWM0vAOeqw

Sistema de Fertilização e Irrigação Automática: https://www.youtube.com/watch?v=5tNZnD782wg

Fonte: Agrolink