Suinos

Alltech lança soluções nutricionais para suínos no Congresso ABRAVES 2013

29/10/2013

O maior evento técnico científico da suinocultura brasileira – Congresso ABRAVES – acontecerá nos próximos dias 5 a 7 de novembro, em Cuiabá (MT). Serão apresentados os resultados mais recentes das pesquisas e práticas do setor. A Alltech lançará na ocasião três produtos: Acid Pak, Advantage Terminação e Mycosorb A+.

O consumo de carne suína aumentou em torno de 400 mil toneladas nos últimos seis anos no Brasil. Atualmente, o mercado interno é responsável por 85% da produção e 15% é destinado à exportação. No mundo, a carne suína é a fonte de proteína mais consumida, sendo praticamente o dobro da bovina. Segundo o USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – em 2012 foram produzidas 104.396 milhões de toneladas de carne suína.

A China é a responsável por 50% deste total e o segundo maior produtor é o bloco da União Europeia, considerando 27 países, com uma produção de 22.750 milhões de toneladas. China, Estados Unidos e União Europeia representam 82% do total da produção mundial. Já o Brasil possui uma parcela de apenas 3,1% neste mercado, ou seja, há uma grande oportunidade de crescimento para o país. Pensando neste potencial, a Alltech tem desenvolvido tecnologias para melhorar o desempenho nutricional dos suínos. Abaixo seguem novas soluções nutricionais para a cadeia suína:

Acid Pak compõe um programa de saúde do intestino, principalmente na fase inicial da vida do animal. Atua como regulador de acidez do meio, inibindo o crescimento de patógenos do trato intestinal e favorece o ambiente para o estabelecimento de microfibras benéficas. Além disto, colabora na hidratação e adaptação do animal após os primeiros dias de jejum.

Este produto é disponibilizado em forma de pó e o produtor poderá dissolvê-lo na água a ser consumida. Possui palatabilizante sabor baunilha que estimula o consumo pelos animais. Outro benefício é o auxílio na recuperação de eletrólitos, conjunto de minerais essenciais para manter as funções celulares normais, que muitas vezes se perdem após o transporte dos suínos. Também pode ser utilizado para amenizar situações de estresse calórico e vacinações.

Advantage Terminação trabalha para um melhor desenvolvimento do animal em sua última fase de vida. Na terminação, é preciso atingir peso e acabamento de carcaça adequados que agreguem valor aos cuidados tomados nos outros períodos de cria e recria. Porém, à medida que o suíno chega a sua fase madura a intensidade de crescimento e a eficiência alimentar diminuem.

Esta nova solução da Alltech foi elaborada a partir de um complexo de minerais e algas que estimula a máxima expressão genética do animal e seu melhor desempenho durante a terminação. O Advantage estimula o ganho de peso diário, conversão alimentar e imunidade. Na carcaça age aprimorando a conformação e o rendimento, além de aumentar a porcentagem de carne magra. Consequentemente, o produto final ficará mais suculento, terá maior retenção de água, maciez, coloração e uma permanência estendida na prateleira antes do vencimento.

Mycosorb A+ ajuda a eliminar um problema comum entre as suinoculturas, as micotoxinas. O produto é a nova geração de adsorventes da Alltech desenvolvido à base de algas. Sua produção foi criada em mais de 90 estudos auditados, 17 projetos de PHD e 25 de Mestrado. O resultado é a eficácia superior na adsorção de um número muito maior de micotoxinas e estabilidade em diferentes níveis de pH e temperatura.

A preocupação na utilização de adsorventes muitas vezes está no fato de que eles podem eliminar outros nutrientes do organismo. A vantagem deste produto é que ele trabalha focado somente nas micotoxinas e preserva elementos chaves na dieta como minerais, vitaminas e antibióticos. A sua rapidez na ação é destaque, técnicas patenteadas de Espectometria em Massa (LC-MS/MS) demonstram a capacidade de Mycosorb A+ em adsorver mais de 37 micotoxinas simultaneamente.

 

Fonte: Agrolink