Trigo

Alimento brasileiro é extremamente seguro para o consumo humano

28/11/2016

A agência analisou em todo o país alimentos como cereais, frutas, legumes e verduras

Essencial para a saúde da população, o alimento in natura produzido no Brasil é extremamente seguro para o consumo, de acordo com os dados revelados por uma pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência analisou em todo o país alimentos como cereais, frutas, legumes e verduras, entre 2013 e 2015, e concluiu que quase 99% das amostras não representam risco à saúde da população.

Os resultados do “Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA)” foram divulgados pelo órgão nesta sexta (25). “O alimento brasileiro in natura é seguro para consumo e temos que lembrar que frutas e hortaliças são essenciais para a dieta da população”, disse o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa.

Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a pesquisa ajuda a esclarecer a sociedade sobre a segurança dos alimentos produzidos no campo e vai incentivar o consumo pela população.

“Foi um divisor de águas baseado em uma verdade científica. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de frutas e hortaliças três vezes mais do que consumimos hoje e o PARA certamente vai estimular este consumo seguro”, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Tom Prado.

Para o presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA, Luciano Vilela, o PARA consolida o trabalho do setor produtivo na defesa da segurança alimentar. “A pesquisa deixou claro para a população que não há riscos para consumir frutas, legumes e verduras. Foi uma vitória do setor”, afirmou.

Fonte: CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil