Pesca

Alimentação congelada

Tudo que você precisa saber sobre uma boa dieta para seus peixes:

Existem vários fatores que contribuem para o sucesso do aquário, seja ele de água doce ou marinho. Um dos pontos mais importantes é a alimcntação; esta, em nosso país ainda é deficiente, devido a falta de mercado, e em outrus palavras, o aquarista aceita a alimentação existente sem questionar seu valor proteico ou nutritivo.

É necessário para que os habitantes dos aquários vivam tão bem quanto em seu habitat natural, que recebam alimentação balanceada em proteínas, vitaminas e gorduras. A alimentação mais indicada, sem dúvida, é a congelada. que conserva todo o seu teor proteico intacto.

Está sendo colocada no mercado uma linha de alimentos congelados de qualidade superior a processada em outros países, pois, nossa matéria prima é sem dúvida muito mais rica. Esta linha é composta inicialmente por três produtos:

• MEXILHÃO OFF-SHORE mexilhão coletado. limpo e processado, rico em vitamina “A”, vitamina esta que o peixe perde em cativeiro, extremamente necessária na visão, formação de mucosa e cor; sua falta causa crescimento lento, lesões epiteliais e descarnação. Contém também vitamina “B12” que atua diretamente no desenvolvimento e maturação de glóbulos vermelhos, formação de ácidos nucléicos e proteínas. Sua deficiência acarreta anemia, anorexia e doenças cutâneas.

• OVA DE OURIÇO – coletado em zonas não poluidas, este alimento é rico em vitamina “E”, estimulante do apetite e regulador do metabolismo oxidativo e antiestéril. Sua deficiência poderá causar esterilidade, paralisia e distrofia muscular.

• CAMARÃO TRITURADO – camarão médio, coletado no Espirito Santo, triturado e congelado. Excelente alimento para invertebrados. Estes alimentos oferecem a garantia de não contaminarem a água de seu aquário e trazem a garantia do S.I.F. Podem ser guardados no freezer ou congelador por muito tempo.
A vida e saúde dos habitantes de seu aquário, depende somente de você, pois eles não poderão procurar os elementos essenciais para seu crescimento e desenvolvimento num habitat artificial. Cabe a você atualizar-se sempre, em questões técnicas alimentares para que os habitantes de seu aquário permaneçam sempre saudáveis e tenham muitos anos de vida.

A ração flocada tarnbém deve ser usada como variação na alimentação, como também a alimentação viva.

A alimentação congelada pode ser a base da alimentação, deve conter teores ideais de vitaminas, ácidos graxos ( 8%’). hidratos de carbono (4%) proteínas (30% a 40%)..
A frequência na alimentação também é fator importante. Um dia de jejum será convenicnte à saude dos peixes, porém, somente é aconselhável aos exemplares de comprimcnto superior a dois centímetros. Experiências nos mostram que peixes menores necessitam de alimentação repetidas vezes ao dia e esta deve scr variada.

FATORES IMPORTANTES NO ALIMENTO CONGELADO:

1o. Conservação do alimento de 12 a 18″C (freezer ou congelador)
2o. Período de conservação não superior a 9 meses
3o. Descongelar o alimento lentamente sem submetê-lo a elevadas temperaturas.
4o. Após descongelamento o alimento não poderá ser novamente congelado.
O alimento congelado produzido pela MARAMAR é de primeiríssima qualidade sendo coletado, processado e congelado sob as normas do S.I.F. não contendo corantes, acidulantes ou conservantes.
É o alimento do mar para o seu aquáno, a escolha é sua.

Fonte: Revista Aquarista Junior nr. 10

Fonte: http://www.peixesornamentais.info/index.php?option=com_content&task=view&id=183&Itemid=41