Algodão, milho e café terão safra recorde em 2012

05/06

Além da cana-de-açúcar, outros três produtos agrícolas terão safra recorde em 2012, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de maio, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção de algodão, milho e café também deve superar a registrada em anos anteriores.
O algodão já tinha alcançado safra recorde no ano passado, mas a produção deste ano será 4,6% maior do que a de 2011. A previsão é de uma safra de 5,3 milhões de toneladas. Já o total da produção de café deve ser 13,6% maior do que a de 2011, alcançando 3,0 milhões de toneladas, equivalendo a 50,3 milhões de sacas de 60 quilos. “Este é ano de alta da produção de café, mas ainda assim a safra será maior do que a de 2010”, afirmou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

O IBGE avalia que o período de estiagem, observado no início do ano, principalmente na Zona da Mata de Minas Gerais, não chegou a prejudicar, de modo generalizado, o “enchimento” dos frutos nem as boas perspectivas para a safra, que já começou a ser colhida. Apesar disso, os números de Minas Gerais tiveram pequenos reajustes negativos na produção esperada (0,2%) e no rendimento previsto (0,3%), por causa do veranico.

O Paraná, onde a cafeicultura já não tem a importância econômica que teve no passado, também enfrentou problemas de estiagem, com decréscimos de 11,5% na produção esperada e de 5,7% no rendimento médio.

Outra produção que baterá recorde em 2012 será a de milho. Somando a primeira e segunda safras do produto, a produção será 21,7% maior do que a de 2011, totalizando 68,5 milhões de toneladas. “Mas 2011 não foi ano recorde para milho”, lembrou Andreazzi.

Fonte:   Agência Estado