Soja

Agronegócios : Soja, café e carne foram produtos básicos mais exportados na 3ª semana

As exportações na terceira semana de abril apresentaram média diária 3,4% maior que a registrada até a segunda semana do mês (US$ 634 milhões) em função do crescimento das vendas de produtos básicos (10,8%) e manufaturados (7,4%).

As exportações de produtos semimanufaturados apresentaram queda de 28,6%. As informações complementares sobre o desempenho da balança comercial brasileira até o dia 20 deste mês foram divulgadas pelo MDIC -Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, nesta terça-feira, dia 22, após anúncio do superávit pelo governo federal.
Na mesma comparação, as importações apresentaram desempenho médio diário 19,6% maior na terceira semana ante a média diária registrada até segunda semana de abril (US$ 505 milhões). Os resultados foram motivados pelo aumento das compras de equipamentos mecânicos, aparelhos eletroeletrônicos, veículos automóveis e partes, químicos orgânicos e inorgânicos, plásticos, instrumentos de ótica e precisão e adubos e fertilizantes.
Mês
Houve aumento nos embarques das três categorias de produtos: manufaturados (+3,5%) – principalmente óleos combustíveis, tratores, partes de motores para veículos automóveis, autopeças, motores e geradores, suco de laranja e automóveis de passageiros –, semimanufaturados (+1,5%) – por conta de ferro fundido e semimanufaturados de ferro e aço – e básicos (+1,1%) – com destaque para soja em grão, café em grão, carne de frango, bovina e suína, e farelo de soja.
Nas importações até a terceira semana de abril verificou-se um incremento de 30,7%, com alta nos gastos com adubos e fertilizantes (+73,2%), combustíveis e lubrificantes (+51,1%), veículos automóveis e partes (+47,6%), aeronaves e peças (+44,1%), produtos de borracha (+33,8%) e produtos plásticos (+31,5%).
Fonte: MDIC

http://www.zootecniabrasil.com.br/sistema/modules/news/article.php?storyid=1521