Curiosidades

Agricultores orgânicos criam técnica sustentável e eficiente para plantio de morango

06/06/2016

Em Bom Sucesso de Itararé, município paulista distante a 350 km da capital, a produção de morangos orgânicos é tratada com muita atenção e cuidado. Na Fazenda São Benedito, propriedade onde são cultivados diversos tipos de frutas orgânicas certificadas, o destaque vai para a produção de morango, realizada com uma nova técnica sustentável e vantajosa.

De acordo com o técnico agrícola Marcio José Cordeiro, que comanda cerca de 60 alqueires de pomares orgânicos, a forma como o morango está sendo cultivado agrega diversas vantagens, desde a facilitação da mão-de-obra, até a facilidade do manejo nutricional. Marcio explica que, a partir de garrafas pets e caixinhas de leite reutilizadas, foi desenvolvida uma estrutura em forma de canaletas para acomodar as plantas. “Fizemos um sistema 100% sustentável, que além de ser econômico, vai melhorar o desempenho dos funcionários, que podem fazer todo manejo em uma posição mais confortável. Além disso, o tempo gasto com o trabalho diminui bastante em comparação ao plantio no solo”, diz o técnico.

Márcio acrescenta ainda que, com os morangos distantes do chão, o controle de plantas daninhas também é facilitado. “Quando as plantas estão no chão, o controle de plantas daninhas é muito mais falho e exige muita mão-de-obra. Com os morangos suspensos, a limpeza é muito mais fácil e rápida. No solo, as plantas dividem os nutrientes com essas plantas invasoras e a nutrição pode acabar sendo ineficiente, resultando em perda de produtividade”, alerta o técnico.

Há mais de um ano utilizando os fertilizantes orgânicos certificados da Nutriceler, Márcio revela que a Fazenda São Benedito pretende ampliar o potencial de produção dos pomares, aumentando a longevidade dos cultivos e mantendo a qualidade superior dos produtos. “Estamos trabalhando para produzir as melhores frutas e dobrar a capacidade de produção das plantas. Atualmente, cada pé de morango dura duas safras. Nosso objetivo é dobrar essa vida útil, possibilitando que as frutas sejam produzidas por até quatro anos na mesma planta e com a qualidade preservada”, destaca.

O engenheiro agrônomo da Nutriceler, Paulo Lúcio Martins, especialista em agricultura orgânica, acompanhou o novo manejo realizado na Fazenda São Benedito e afirma que a técnica bem executada e o investimento em tecnologias certificadas de alto desempenho da Nutriceler Orgânicos é o caminho certo para quem deseja obter o máximo rendimento dos cultivos.

“Estou acompanhando de perto os tratamentos nutricionais na Fazenda São Benedito e posso afirmar que eles estão no caminho certo para quem quer produtos de alta qualidade. O sistema de produção de morangos suspenso permite o melhor aproveitamento da mão-de-obra, a racionalização do consumo de água, proporciona melhores condições de trabalho e melhora muito o controle de pragas e facilita o manejo das plantas”, defende o especialista. “A combinação entre técnica sustentável e tecnologia de alto desempenho, oferecem muitas possibilidades de sucesso e rentabilidade”, finaliza Paulo.

Fonte: Agrolink