Notícias

Agricultores da Alemanha visitam a Cooperativa

16/01/2015

A Capal recebeu a visita de um grupo de agricultores da Alemanha, interessados em conhecer a Cooperativa e suas características.

O grupo, formado por 23 pessoas, visitou algumas empresas e pontos turísticos do país. Na Capal, os produtores tiveram a oportunidade de ouvir sobre o cooperativismo na sua essência e conheceram a história da Cooperativa e sua estrutura.

Os visitantes foram recebidos pelo presidente da Capal, Erik Bosch e pelo superintendente, Adilson Roberto Fuga. O presidente Erik contou um pouco da história da Capal e da imigração holandesa, ressaltando as dificuldades enfrentadas no início, pela precariedade de recursos e tecnologia, e mostrando como foram superadas com um trabalho sério e dedicado dos produtores e fundadores da Cooperativa. Adilson apresentou a estrutura da Capal, o modelo exclusivo de gestão, a área de atuação e os números mais relevantes que mostram o forte crescimento dos últimos dez anos. Na sequencia, conheceram a área operacional, guiados pelo gerente operacional, César Rodrigues de Almeida.

Daniel Rosenthal, condutor e tradutor durante a visita, comentou sobre a impressão do grupo. “Após a visita houve uma discussão sobre a apresentação na cooperativa, na qual todos foram unânimes em afirmar que o cooperativismo na Capal segue os princípios originais deste tipo de organização. Foi traçado um paralelo com as cooperativas da Alemanha e a experiência mostra que as instituições daquele país não seguem os preceitos cooperativistas como deveriam, visando lucro exclusivamente, e nem sempre usando os interesses dos sócios como missão prioritária da cooperativa. Muitas delas fecharam e hoje são empresas comuns, sendo hoje o antigo sócio simplesmente um cliente e não mais o protagonista do negócio”, conta Daniel, e complementa: “o Dr. Stefan Gündel, que organizou a vinda do grupo para o Brasil, e é o chefe do departamento que planeja as atividades agrícolas regionais, vai levar as boas práticas do cooperativismo da Capal para apreciação e divulgação nas Secretarias da Agricultura dos estados de Berlin, Brandenburg e Mecklenburg Vorpommern”.

Para a Capal, visitas como esta são uma grande oportunidade para difundir os princípios cooperativas e mostrar como é possível ser fiel aos seus valores e premissas, promovendo crescimento para o homem do campo e garantindo a sustentabilidade da atividade.

Fonte: Capal