Catálogos técnicos e de produtos

Adubos Verdes

Adubação verde é a prática agrícola do uso de adubos verdes para melhorar a fertilidade do solo. Esta prática é muito comum na agricultura. No entanto, o que é um adubo verde? Os adubos verdes são plantas herbáceas que se cultivam com o objetivo único de, por meio do trabalho do arado, incorporá-las ao solo, ou seja, misturá-las com a camada superficial do solo. Esses adubos, por serem de origem biológica (planta), são chamados de adubos orgânicos. Ao serem incorporados ao solo, eles aumentam a quantidade de matéria orgânica no solo. Esta matéria, por sua vez, ao sofrer decomposição, por meio da ação de fungos e bactérias presentes no solo, devolvem a este vários nutrientes, elevando a sua fertilidade. Com isso, a cultura que é plantada em seguida no local onde previamente havia sido plantado o adubo ver, se beneficia das melhoras que esse tipo de adubo proporciona ao solo.

Vale mencionar que, a matéria orgânica adicionada ao solo por meio da adubação verde, melhora a estrutura do solo, aumenta a capacidade deste de reter nutrientes. Caso o adubo verde for uma planta leguminosa, que é uma planta que se associa à bactérias do solo e, por meio de uma relação de mutualismo, fixa nitrogênio atmosférico, ele aumenta os níveis de nitrogênio no solo, já que essa planta, após incorporação, ao se decompor, libera o nitrogênio para o solo e, conseqüentemente, para as plantas que serão semeadas neste. Dessa forma, obtém-se uma adubação nitrogenada praticamente de graça, isto é, sem custos.

Figura 1. Área coberta com mucuna, um adubo verde. Note que há uma vigorosa cobertura do solo.

Fonte da foto: http://www.agroforestry.net

Para ilustrar o efeito da adubação verde sobre a produção agrícola, vejamos um exemplo usando o arroz. Arroz cultivado sem o uso de qualquer adubo produziu 29 sacas por alqueire. Por outro lado, o arroz cultivado depois de guandu, uma planta leguminosa utilizada como adubo verde, produziu 48 sacas por alqueire. Dessa forma, fica clara a importância que os adubos verdes têm na agricultura.

Por último, alguns agricultores costumam alternar áreas de uma mesma propreidade agrícola com uma determinada cultura. Assim, por exemplo, planta-se milho em uma área da propriedade e depois da colheita, deixa-se a terra descansar (“pousio”). Enquanto essa terra “descansa”, outra área da propriedade é preparada para receber o plantio de milho. Nesse sentido, semear adubos verdes nas terras que estão em pousio faz com que o teor de nitrogênio e matéria orgânica no solo se eleve, tornando-o mais fértil para receber o milho na próxima vez que este for plantado na área, reduzindo também os custos da adubação nitrogenada. Além disso, o adubo verde, proporcionar uma ótima cobertura do solo, o que colabora para reduzir as perdas desse por erosão.

Preparado a partir de:

MALAVOLTA, E. ABC da Adubação. 5a Edição. São Paulo: Editora Agronômica Ceres, 1989. 292p.

Adubos Verdes publicado 30/04/2009 por Luiz Felippe Salemi em http://www.webartigos.com