Flores

Adubo Orgânico – Faça Você Mesmo

Você sabia que é possível transformar cascas de árvores, folhas mortas, aparas de grama, pequenos gravetos, papel, papelão e pequenos restos de comida em fertilizante através do processo de decomposição?

Com uma composteira, ou seja, uma pequena caixa de madeira ou de tijolos, você pode dar força a um solo cansado sem nenhuma despesa, usando apenas composto orgânico preparado na sua própria casa.

Trata-se de um adubo de alta qualidade e sobre tudo natural, e o melhor disso tudo é que você mesmo vai prepará-lo, então vamos lá:
Antes de mais nada vamos precisar de uma caixa de madeira ou tijolos sem fundo para que os detritos fiquem em contato com a terra a fim de se decomporem mais rápido e evitar mau cheiro.

O ideal é que esta caixa seja quadrada com cerca de 1m de altura por 1m de largura e de preferência que tenha uma abertura frontal, de onde vamos remexer nosso adubo orgânico semanalmente até que fique pronto.

Para formarmos nosso adubo vamos precisar de detritos fibrosos tais como restos de casca de árvores, folhas, cascas de ovos trituradas, ervas daninhas, papelões, serragem, gravetos, etc, estes são chamados de detritos fibrosos e são de difícil fermentação, mas com a adição de detritos inoculantes, ou seja, de rápida fermentação como esterco, farinha de sangue, torta de algodão, farinha de ossos ou torta de mamona, o processo de decomposição ficará mais rápido e a quantidade ideal para misturarmos é uma parte de material inoculante para três partes de produtos fibrosos.

Comece fazendo camadas de 10 ou 15 cm, alternadas com uns 5cm de terra, molhe bem e cubra no final com uma camada de terra de jardim. É aconselhável remexer semanalmente esta mistura para que o processo de decomposição seja bem uniforme. A água da composteira vai evaporando então é necessário sempre ir molhando para acelerar o processo, que levará de 3 a 4 meses para ser concluído.

Notando que o material já apresente uma cor escura e uniforme e sem cheiro você já pode usá-lo adicionando em vasos e à terra do jardim, mas lembre-se em pequena quantidade, somente uma forração fina. Adubo natural é a melhor opção para suas plantas.

 

Fonte: http://www.plantasonya.com.br/tag/adubos/page/3