Cana de Açúcar

Açúcar: Cristal segue valorizado com expectativa de menor oferta

11/03/2014

 

Os preços do açúcar seguem firmes, tanto no mercado interno quanto no externo. O principal motivo ainda é o clima seco da região Centro-Sul do Brasil entre janeiro e fevereiro e seus efeitos negativos sobre a produtividade da cana-de-açúcar na próxima temporada. Mesmo com o retorno das chuvas nos últimos dias, acredita-se que alguns danos já sejam irreversíveis.

Com relação ao mercado paulista, segundo colaboradores do Cepea, as vendas do produto têm sido calmas. Com o carnaval, algumas usinas estiveram fora do mercado. Além disso, compradores relatam dificuldade em realizar aquisições de açúcar cristal ICUMSA até 180, visto que poucas unidades têm ofertado esse padrão.

As usinas que disponibilizam açúcar de melhor qualidade estão distantes das principais indústrias alimentícias e/ou pedem valores considerados muito elevados pelos compradores. Nessa segunda-feira, 10, o Indicador CEPEA/ESALQ do açúcar cristal (mercado paulista), cor ICUMSA entre 130 e 180, fechou a R$ 51,99/saca de 50 kg, avanço de 0,4% em relação ao dia 5 de março.

 

Fonte: Cepea/Esalq