Notícias

Aberta a segunda turma do mestrado em Gestão de Cooperativas

Curitiba (17/3) – O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, proferiu, na manhã de sábado (14/03), a aula magna da 2ª turma de Mestrado em Gestão de Cooperativas da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Acompanharam a aula inaugural, além de alunos e professores do mestrado, o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, o decano da Escola de Negócios, Eduardo Damião da Silva, o coordenador do Mestrado em Gestão de Cooperativas, Tomas Sparano Martins, e o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche.

Em sua palestra, Ricken abordou os aspectos conjunturais do cooperativismo, bem como os desafios do setor e os avanços observados na intercooperação entre cooperativas. O dirigente também falou sobre as estratégias de atuação das cooperativas do Paraná, e saudou os alunos presentes, enfatizando a responsabilidade de cada mestrando, incentivando-os a desenvolver pesquisas relacionadas ao cooperativismo paranaense.

“Precisamos cada vez mais capacitar nossos profissionais, e o mestrado em gestão de cooperativas é fundamental ao processo de formação de recursos humanos do cooperativismo. As pesquisas realizadas pelos futuros mestres trarão respostas importantes aplicáveis à realidade das cooperativas”, afirmou. A aula magna foi realizada na Escola de Negócios, no campus do Prado Velho, em Curitiba.

REITOR – De acordo com o reitor da PUCPR, a instituição considera prioritária a parceria com o Sistema Ocepar. “A universidade não pode se fechar às demandas da sociedade. Consideramos o mestrado em gestão de cooperativas um marco para PUCPR, visando produzir ciência e formar recursos humanos de alta qualidade. Por meio da disseminação de conhecimento científico, a universidade cumpre sua missão de contribuir para o desenvolvimento do país”, disse.

SESCOOP/PR – Após a aula magna, os alunos acompanharam a palestra do gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, que discorreu sobre os princípios do cooperativismo e as especificidades de uma cooperativa. O Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas é uma iniciativa da Escola de Negócios da PUCPR que conta com o apoio do Sistema Ocepar. A segunda turma conta com 25 alunos.

Trata-se de uma pós-graduação na modalidade “stricto sensu”. O curso oferece duas linhas de pesquisa: Cooperativismo e Sustentabilidade e Gestão Estratégica de Entidades Cooperativas. O programa contempla 24 créditos, com cinco disciplinas obrigatórias e três eletivas, mais uma dissertação. As aulas são quinzenais.

“A missão do curso é gerar conhecimento que possa contribuir com o desenvolvimento de profissionais de alto desempenho para o setor cooperativista, capazes de pesquisar, identificar e encontrar soluções para problemas complexos existentes nas cooperativas”, explicou o professor Eduardo Damião da Silva.

Fonte: Assimp Sistema Ocepar