Leite

A importância do cálcio para os dentes

O leite é rico em cálcio, que é um nutriente fundamental para formação dos dentes. Você sabia que crianças com quadro de desnutrição e baixa absorção de vitaminas e cálcio poderão apresentar má formação da coroa dos dentes permanentes? Quem explica é a cirurgiã dentista especialista em periodontia, Fabiana Morales. Segundo a profissional, é ainda durante a fase intrauterina que a formação dos dentes de leite acontece e a formação dos dentes permanentes ocorre nos primeiros anos de vida.

“A hipocalcemia (carência de cálcio) afeta a formação do esmalte, que fica com tom esbranquiçado e anatomia diferenciada em termos de estrutura, o que chamamos de hipoplasia de esmalte. O esmalte dentário possui 99% de hidroxiapatita, substância formada por cálcio e fosfato. Fatores sistêmicos, problemas metabólicos, nutricionais, medicamentosos e fatores locais também podem ocasionar hipoplasia do esmalte”, explica Fabiana.

O déficit de cálcio ainda pode alterar o osso que suporta os dentes, deixando a estrutura comprometida. “O dente mal formado e menos resistente fica ainda mais sensível, sendo mais vulnerável aos danos causados pela cárie, por exemplo. Os danos causados pela falta de cálcio durante a formação dos dentes são permanentes, sendo que uma vez as coroas dos dentes estão formadas o processo é irreversível”, comenta a especialista.

Fonte: https://www.leiteebomcomtudo.com.br