Pecuária

A Doma Racional oferece bem estar ao animal

Segundo o professor Eduardo Borba, que trabalha a mais de 40 anos com Doma Racional de bovinos e equinos, a Doma Racional é uma prática muito importante, pois ela oferece bem estar ao animal.

Frequentemente o gado estressado se machuca e adoece com muita facilidade o que faz mal para a carne. Consequentemente o produtor acaba tendo um custo mais elevado.

O professor faz uma advertência para quem lida direto com o gado, este profissional precisa saber que muitas vezes o animal não consegue compreender a mensagem ou pedido. Essa compreensão evita que o animal seja penalizado. “A atitude não ajuda em nada, só dificulta ainda mais a compreensão do animal. A Doma Racional trabalha basicamente com psicologia animal!”

Ainda segundo Borba, a psicologia dos bovinos é basicamente a mesma dos equinos. “Este trabalho traz uma economia enorme em um criatório, com a Doma o criador consegue animais menos estressados, com menor incidência de doenças, isso tanto para cavalos quanto para o rebanho. Os funcionários entendendo que na verdade eles são professores do gado e precisam ensinar boas maneiras a eles. Assim, o rendimento, o entendimento e a cooperação vão ter saldo positivo!” diz.

Fonte: Blog Rural

Autor(a): Carla Paz

Adaptação: Revista Agropecuária

 

 

Fonte: http://www.revistaagropecuaria.com.br/2012/12/13/a-doma-racional-oferece-bem-estar-ao-animal/