biblioteca

6º Fórum de diversificação e atividades rurais

25/03/2014

O evento inicia hoje, 25 de março, às 16 horas, na 14ª Expoagro Afubra. O assunto em debate será sobre como as secretarias estaduais estão trabalhando as questões da agricultura familiar. O encontro acontece no auditório do parque da Expoagro, BR 471, km 143 – Rincão Del Rey – Rio Pardo /RS.

A agricultura familiar no Sul do Brasil vem sofrendo os maiores desafios, e mesmo assim é responsável pelo abastecimento da mesa dos brasileiros. A produção de tabaco no Sul do Brasil cresceu pelas mãos de agricultores familiares, pela alta renda comparada com qualquer atividade nas propriedades familiares, tendo inclusive espaço para a produção de alimentos não somente para a subsistência, mas também como renda.

Como as secretarias estaduais estão trabalhando com estas questões? Este é o cenário de um debate na 14ª Expoagro Afubra.

Debates:
•         Programas para agricultura familiar do RS – Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo
•         Programa para a diversificação da renda na fumicultura – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio
•         Programa de diversificação e renda em Santa Catarina – Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
•         Programa de diversificação e renda no Paraná – Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

Outro tema que será destaque: “INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS PARA AGRICULTURA FAMILIAR”, também na 14ª Expoagro Afubra, dia 27 de março, às 11 horas, no auditório do parque do evento.
As inovações e as tecnologias são imprescindíveis para promover a agricultura familiar a um nível competitivo e que faça os jovens se manterem na atividade da família. Como a pesquisa vem trabalhando neste sentido

Participação:
– Universidade Federal de Pelotas (Ufpel),
– Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc),
– Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Palestra: 2014 – Ano internacional da agricultura familiar, com o Palestrante: Eng.º Agrônomo Alan Jorge Bojanic, representante da FAO no Brasil, também no dia 27 de março, ás 15h.

Confirma mais informações sobre a programação do evento através do link:http://www.afubra.com.br/index.php/conteudo/show/id/256

Fonte: Agrolink