Trigo

1º trigo russo chega no final do mês

26/07/2018

O navio TS ECHO, trazendo 26.929,902 toneladas de trigo russo está previsto para descarregar no próximo dia 31 de julho no porto de Mucuripe, em Fortaleza (CE). O Charterer anunciado no Line-Up é a GMC, mas sabe-se que a carga foi adquirida por três diferentes moinhos, informa a T&F Consultoria Agroeconômica.

“Trata-se da primeira carga de trigo russo a aportar no Brasil desde 2009. Isso ocorre depois que o governo brasileiro flexibilizou a importação do cereal em troca do fornecimento de carnes para a Rússia”, destaca o analista da T&F, Luiz Fernando Pacheco.

MERCADO

Os contratos futuros de trigo, que estavam sendo fechados até pouco tempo no Paraná (estima-se que tenham sido comercializadas cerca de 100 mil toneladas neste ano) cessaram nesta semana, porque os agricultores estão esperando o resultado da seca para definir novos negócios. “Se ela continuar, o preço provavelmente irá subir; se ela não continuar, talvez voltem a negociar. No RS e em SP o volume negociado antecipadamente foi muito pequeno”, comenta Pacheco.

FUNDAMENTOS

Pesquisa realizada pela T&F junto a vários agentes de produção em cada estado (alguns oficiais) resultou na nova estimativa de produção de trigo para a safra 2018/19. “Nossa estimativa do potencial produtivo, que era de 5,5MT, foi colocada, desta vez, em 5,35 milhões de toneladas, levando em consideração as possíveis quebras da safra paranaense, gaúcha e paulista, em função do clima. Esta estimativa levou em consideração os percentuais ‘ruins’ da tabela ao lado, em cada estado, cuja pesquisa foi fechada nesta quarta-feira”, conclui Pacheco.

Fonte: Agrolink