Flores

14º Congresso Brasileiro de Paisagismo debaterá sustentabilidade em projetos

Evento integrante da 14ª FIAFLORA EXPOGARDEN será realizado entre 22 e 24 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo

Assessoria de Imprensa da FIAFLORA EXPOGARDEN 2011

A capacidade dos projetos paisagísticos em valorizar o espaço e, ao mesmo tempo, trazer a natureza e o verde para as grandes cidades está levando o setor a crescer de maneira acelerada nos últimos anos. Somado a isso está o tema sustentabilidade, que vem movimentando a sociedade e as empresas a repensarem o meio-ambiente e a qualidade de vida. Por esse motivo, o 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE PAISAGISMO, que será realizado entre 22 a 24 de setembro próximo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, terá como tema central “PROJETO E MEIO-AMBIENTE”: A Vegetação como Elemento de Estruturação do Espaço.

Principal evento técnico para troca de conhecimento e informações do mercado, o Congresso terá uma programação composta por 11 painéis temáticos a serem apresentados por renomados profissionais do mercado nacional e internacional. Entre os palestrantes convidados estão o arquiteto paisagista Benedito Abudd, o arquiteto paisagista Sergio Santana, o arquiteto paisagista Eduardo Barra, a paisagista e artista plástica Eliana Azevedo, o paisagista João Jadão, o arquiteto urbanista José Tabacow, o engenheiro florestal Mario Antonio Virmond Torres, o engenheiro agrônomo Ronan Pereira Machado, o engenheiro agrônomo Paulo Antonio Azeredo Neto e o professor Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Vanzolini, que mostrará o que é esse processo e quais são seus benefícios para o meio-ambiente e para a sociedade.

O evento ainda receberá dois convidados internacionais: o arquiteto paisagista chileno Juan Grimm e o arquiteto paisagista e urbanista francês Thierry Jacquet. Grimm é professor docente da Universidade Católica do Chile desde 1973 e executou trabalhos em parques públicos e jardins privados no Chile, Argentina e Uruguai. Já Jacquet é presidente da Phytorestore (Jardins Filtrantes), empresa responsável pela despoluição em parte do rio Sena, na França, pela reconstrução de mananciais em três rios no entorno de Shangai, na China, e pela reurbanização da Baia de Alger, na Argélia.

A Phytorestore desenvolveu a tecnologia de fitorrestauração, no qual as plantas nativas são o principal agente de tratamento de poluição. O objetivo é filtrar e cuidar dos efluentes de maneira ecológica e sustentável com o apoio da diversidade local e garantir a restauração paisagística.

Com o apoio e coordenação da ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, o 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE PAISAGISMO é evento integrante da 14ª FIAFLORA EXPOGARDEN – Feira Internacional de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura, mais importante feira de negócios do setor na América Latina.

Sobre a feira

A 14ª FIAFLORA EXPOGARDEN acontecerá entre 22 e 25 de setembro e deverá ter a presença de mais de 30 mil visitantes, um público formado por arquitetos paisagistas, paisagistas, decoradores, distribuidores, lojistas, atacadistas, compradores de garden centers e home centers, representantes comerciais, engenheiros agrônomos, jardinistas e demais pessoas interessadas em produtos do setor.

A feira, organizada e promovida pela THS Associados Feiras e Exposições, juntamente com a Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Mais informações do Congresso, da feira e dos eventos simultâneos:

Site: www.expogarden.com.br

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=14_congresso_brasileiro_de_paisagismo_debatera_sustentabilidade_em_projetos&id=58811